Leitura do Mês - Tubarão de Peter Benchley
- Isa
- 18 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O livro tubarão foi publicado em 1974, ele inspirou o filme de mesmo nome que foi lançado em 1975, apesar de o filme ser o mais conhecido e ter se tornado um clássico o livro tem seus valores e diferenças aos quais eu particularmente prefiro.
A narrativa em terceira pessoa conta a historia de Brodi, um Chefe Policial de uma cidade pacata chamada Amity. O livro mostra logo no inicio o Chefe Brodi recebendo um chamado de afogamento as cinco e vinte da manhã, supostamente uma garota chamada Christine avia se afogado após uma festa a beira da praia. O Chefe vai até o local, escuta os amigos da garota e parte com um policial em busca de alguma pista de Christine, após um tempo de caminhada, percebe um amontoado de algas e as puxa, embaixo das algas esta a metade do corpo mastigado da Srta. Watkins.
A partir dai nossa historia começa a ficar mais interessante; eles mandam o corpo da garota para uma autopsia, e descobrem que ela foi morta, nada mais, nada menos, que por um tubarão.

Algumas pessoas dizem que foi má sorte, outras dizem que o tubarão podia estar apenas de passagem pela costa e acabou atacando uma pessoa, mas se recusam a acreditar que pode haver outro ataque, afinal um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, certo? Errado. O tubarão volta a atacar pessoas e o chefe é pressionado a fechar as praias, mas diversos poderosos e influentes vão contra se recusam a apoiar tal decisão, por um motivo especial, os veranistas eram quem mantinham Amity e sua economia, sendo assim, sem praia sem veranistas, e Amity iria desmoronar (em sentido figurativo, claro). A luta incessante de Brodi permanece por muito tempo, mas também vem acompanhada por conflitos familiares e pessoais, que trazem ao livro um tempero a mais.
A caçada ao tubarão, os plot twists, os conflitos sociais e familiares são esplendidos, com diálogos pertinentes, e uma narrativa objetiva e muito prazerosa. Os ataques do tubarão são muito bem descritos, tais como, suas características e natureza. Oque da a historia uma mistura de fascínio e horror.
Enfim, acredito ser um dos melhores livros que já li, em questão de narrativa, e em relação a historia diria que é envolvente.
Comments